Uma exposição com várias horas de transmissão via satélite e com menção em cerca de 1 milhão de latas de cerveja. Com esse pique, a 20ª Expoalta foi lançada na noite da última sexta-feira para um público que lotou as dependências do auditório Ariosto da Riva.
O segundo evento coordenado pelo Sindicato Rural em parceria com entidades do município promete superar o sucesso obtido no ano passado. Os envolvidos na coordenação da feira demonstraram otimismo durante o lançamento.
Nas cinco noites de exposição são esperadas pelo menos 40 mil pessoas, o que pode representar um aumento de pelo menos 10% em comparação à feira agropecuária do ano passado. A movimentação no parque é evidente e vários expositores estão cuidando dos seus estanders.
Na cerimônia de lançamento, o presidente da primeira comissão organizadora foi citado. Josaías Santana realizou a 1ª Expoalta em sua propriedade rural, às margens da rodovia MT 208, a cerca de 10 quilômetros de Alta Floresta.
A feira teve seus detalhes curiosos. Um deles foi na confecção de cartazes. Por um lapso, Expoalta foi escrita com ‘s’, gerando uma situação cômica, mas bem trabalhada na época pelos organizadores.
Outro detalhe foi a realização de um desfile de cães, na ausência de gado e cavalo. “Não tínhamos animais para apresentar”, lembrou. “Hoje nós temos animais de grande valor, mas naquela época, os cães representaram a nossa região”.
O presidente do Sindicato Rural, Celso Bevilaqua, fez questão de ressaltar o pioneirismo de Alta Floresta na área do agronegócio. O município foi o primeiro, no interior do estado, a ter um leilão transmitido pelo Canal do Boi via satélite. Agora, numa parceria com a emissora de TV, terá um trabalho diferenciado. Serão quatro leilões e chamadas ao vivo durante a programação. “E teremos a abertura transmitida ao vivo para todo o Brasil. É um grande diferencial, pois queremos mostrar a Expoalta”, comemorou Bevilaqua.
O evento terá shows regionais, bailões, parque de diversões, rodeio e a exposição de produtos locais e regionais.
A visibilidade da feira ganhou proporções gigantescas. Uma das patrocinadoras da feira agropecuária, a cervejaria Cristal, mandou produzir um milhão de latinhas com a logomarca da 20ª Expoalta. A empresa vai comercializar essa edição comemorativa em todo o estado de Mato Grosso, além de cidades de Rondônia e Goiás.
“A cervejaria viu o objetivo, a seriedade do trabalho do sindicato, referente a Expoalta, e estamos sendo brindados com uma edição histórica. Eu recebi varias expressões de gratidão e elogio de pessoas que vão comprar cervejas e mandar para os seus parentes que moravam aqui e estão morando no Paraná. Nós estamos despertando esse alto grau de otimismo, de alegria, de acreditar no futuro e de apostarmos em Alta Floresta”, disse o presidente do Sindicato Rural.
A 20ª Expoalta acontecerá de 24 a 28 de maio. O ingresso custará 5 reais e o transporte coletivo até o parque de exposições custará apenas 1 real, 50% menos que o cobrado no ano passado.