A nova unidade da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) do Brasil será inaugurada no próximo dia 24, em Sorriso. As instalações estão em fase de acabamento e a unidade de classificação de algodão deve começar a funcionar integralmente a partir da semana que vem. A cerimônia de inauguração do novo prédio da Bolsa será as 10:30 horas, e contará com a presença do prefeito, Dilceu Rossato, do presidente da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto, além de autoridades municipais e estaduais.
De acordo com o diretor de Mercados Agrícolas da BM&F, Felix Schouchana, o novo laboratório está equipado com moderno maquinário de análise de amostras de fibras. “O Laboratório de Sorriso está dimensionado a classificar cerca de 400 mil amostras de algodão por ano, seguindo o mesmo padrão de atendimento e serviço já existente na Bolsa”, afirma.
O local terá dois aparelhos de classificação de HVI (High Volume Instruments), além de um especialista no setor, com mais de 30 anos de experiência. O Departamento de Classificação da BM&F – que fica em São Paulo, é responsável hoje pela classificação de cerca de 1,3 milhão de amostras de algodão por ano. A BM&F é a maior bolsa brasileira, e uma das maiores do mundo, que lida com a negociação de contratos de mercadorias (comodities) e derivativos. Localizada na cidade de São Paulo, opera principalmente com taxa de câmbio, taxa de juros, café, açúcar, soja, gado bovino, milho, ouro, entre outros. Movimenta mais de R$35 bilhões por dia e tem mais de 750 funcionários.
Tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e China. É uma associação que atua para desenvolver, organizar e operacionalizar mercados livres e transparentes para negociação de títulos e contratos que possuam como referência, ativos financeiros, índices, indicadores, taxas, mercadorias e moedas, nas modalidades a vista e de liquidação futura. A Bolsa funciona sem finalidade lucrativa, organizando, regulamentando e fiscalizando mercados de liquidação futura, tendo como principal função, a disponibilidade de condições físicas e organizacionais à realização de negócios entre clientes representados pelas Corretoras de Mercadorias associadas à Bolsa.