Os juros médios do empréstimo pessoal e do cheque especial caíram em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (18) pela Fundação Procon de São Paulo.
A taxa média do empréstimo pessoal está em 5,17% a.m., valor 0,84 ponto percentual menor que em janeiro de 2009. A taxa, porém, se manteve estável em relação a dezembro do ano passado.
Já a taxa do cheque especial média registrada foi de 8,79% a.m. – 0,46 ponto percentual inferior à registrada no mesmo período de 2009 e apenas 0,01 ponto percentual maior que a de dezembro.
A taxa média de juros registrada em janeiro de 2010 para o empréstimo pessoal (5,17% a.m.) equivale a 83,06% ao ano, enquanto os juros médios do cheque especial (8,79% a.m.), equivalem à taxa anual de 174,74%.
O estudo verifica as cobranças dos dez maiores bancos do País, tomando para comparação o empréstimo para um período de 12 meses e o cheque especial para 30 dias.
Dos dez bancos analisados, as menores taxas tanto para empréstimo pessoal como para cheque especial ficaram com a Caixa Econômica Federal, ao passo que o Itaú/Unibanco apresentou a maior taxa para empréstimo pessoal e o Safra para cheque especial.
As tabelas abaixo mostram os valores cobrados nas instituições pesquisadas em dezembro de 2009 e janeiro de 2010, em ordem decrescente, tanto para o cheque especial como para o empréstimo pessoal.