Os juros do crediário registraram queda em todos os 12 tipos de lojas pesquisadas em dezembro pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), na comparação com o mês imediatamente anterior.
Na média, a taxa mensal de juros do comércio ficou em 5,36% no mês passado. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (16), as taxas variaram de 2,18% a 7,84% ao mês em dezembro, dependendo do setor.
Variáveis
As reduções apresentadas em dezembro podem ser atribuídas a todas as medidas que o Banco Central e o Ministério da Fazenda promoveram para incentivar o consumo e evitar que a economia se retraia muito por conta do cenário externo.
Segundo o relatório, entre as medidas que influenciaram o resultado, a última redução da Selic, feita pelo Banco Central em 30 de novembro do ano passado, é um dos destaques, além da queda do IOF nas operações de crédito.
De acordo com a Anefac, a expectativa é de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta das prováveis reduções da taxa de juros (Selic), conforme sinalização do Banco Central, bem como de todas as medidas que o Banco Central e Ministério da Fazenda promoveram para evitar uma desaceleração forte em nossa economia.