O empresário sinopense José Eduardo Pinto está cotado para ser o novo presidente do Sindusmad – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso. Neste sabado, será feita uma assembléia geral do sindicato para iniciar o processo eleitoral. Atual vice-presidente, José Eduardo, informou ao Só Notícias, que há alguns meses vem sendo articulada sua candidatura e houve consenso na última reunião da atual diretoria. “Acredito que vamos ter uma chapa única, até mesmo porque vamos procurar formar uma chapa coesa com muitos diretores atuais”, explicou.
Jaldes Langer, atual presidente, não deve tentar a reeleição porque está praticamente certa sua ida para a presidência do CIPEM- (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira) órgão que congrega todos os sindicatos madeireiros do Estado. “O Jaldes fez um excelente trabalho no Sindusmad, deu uma direção muito boa ao sindicato, além de ter boa aceitação nos órgãos estaduais e vamos dar continuidade a este trabalho”, disse José Eduardo.
Ele adiantou, ao Só Notícias, algumas metas onde pretende criar câmaras setoriais e conselhos temáticos. “Vejo a necessidade de um conselho temático por exemplo, na parte de tributação, para efetuar uma desburocratização. Atualmente, para validar uma nota fiscal o madeireiro precisa apresentar 13 documentos na Secretaria de Fazenda. E as câmaras setoriais vão dar maior auxílio a diferentes segmentos da área florestal, que podem ter problemas diferentes e necessidades diferentes”, explicou.
O Sindusmad conta, atualmente, com 250 associados e representa 37 municípios do Nortão. É uma das principais entidades que dá sustentação à Fiemt – Federação das Indústrias de Mato Grosso.
(Atualizada às 09:13hs)