Com o título, Brasil é um gigante que está acordando, o jornal inglês The Guardian dedica uma página ao “país do futuro”, explicando por quê muitos acreditam que finalmente “o gigante adormecido” está acordando. A matéria faz referência ao país, mas cita com veemência Mato Grosso como “Celeiro do Mundo” e peça importante para acabar com a crise de alimentos.
O diário diz que empresários e políticos estão convencidos de que o Brasil caminha para um lugar de destaque no cenário internacional graças à situação econômica, e cita que “graças em grande parte ao “boom” mundial das commodities, esta região de plantação de soja (o Mato Grosso) se transformou na vanguarda da marcha do Brasil rumo ao palco mundial”, disse o repórter, Tom Phillips.
Se comparada ao discurso do deputado estadual, Otaviano Pivetta (PDT), em relação ao MT Legal que deseja resgatar o passivo ambiental, Mato Grosso estaria disparado no desenvolvimento mundial.
Pivetta, um dos maiores produtores de grãos e criadores de animais, assim como Blairo Maggi, pontuam com o Governo Federal e com as ONGs de que “o agricultor jamais vai destruir a terra, pois sem ela, ele não terá como produzir, como ganhar”, frisam.
A matéria ressalta ainda que os analistas preocupam com uma queda nos preços dos commodities pode acabar com o ritmo acelerado de crescimento do Brasil. “Tudo isso não significa que você tem crescimento econômico garantido. O Brasil ainda tem problemas estruturais sérios, armadilhas que comprometem o crescimento como educação, ter uma mão-de-obra qualificada e saúde”, ressaltou a economista da Fundação Getúlio Vargas, Lia Valls, citada na matéria.