As vendas de veículos novos, no Estado, no primeiro mês de 2020, tiveram leve queda. Foram emplacadas 8.229 unidades – 23 unidades a menos, contabilizando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, motos e implementos rodoviários, que no mesmo período de 2019. No comparativo de janeiro com dezembro a queda foi maior – 19,5%.
“A comparação de janeiro com janeiro é um termômetro importante para as concessionárias. Nessa checagem percebemos ‘estabilidade’ e um resultado melhor do que a média nacional”, avalia o diretor regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Paulo Boscolo.
Enquanto Mato Grosso reduziu em 0,28% as vendas, o Brasil registra queda de 1,61% em todos os segmentos automotivos. “O período foi de férias, tanto dos compradores, como para as fábricas, que estabelecem suas férias coletivas na produção por pelo menos duas semanas. Isso faz parte da sazonalidade deste mercado, em que no período se vende menos historicamente”, acrescentou Boscolo. “O número que chama mais atenção (negativamente) é a queda percentual nas vendas de ônibus, porém a base de análise é muito pequena. Veja que 15 veículos foram vendidos esse ano contra 33 no ano passado. Sabemos que o comércio de ônibus depende muito de contratos de frotas. Temos de esperar mais alguns meses para entender se essa redução é mesmo uma tendência. Nos demais segmentos, 2020 deu a largada com comportamento semelhante a 2019”, concluiu, através da assessoria.