PUBLICIDADE

ISCC aponta que Nova Mutum produz alimentos em sintonia com padrões internacionais

PUBLICIDADE

Hoje Nova Mutum teve a confirmação de mais uma boa notícia: "boa parte das práticas adotadas na produção já está em sintonia com os padrões internacionais de certificação GlobalGap", afirmou o presidente do International Sustentability & Carbon Certification (ISCC), Norbert Schmitz, que esteve acompanhado do também diretor do Instituto, Gernot Klepper, em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje no Gabinete do prefeito Lírio Lautenschlager.

A importância da iniciativa foi mais uma vez ressaltada pelos diretores, tendo em vista um amplo mercado que se abre na Europa para produtos que obedeçam aos padrões de sustentabilidade. E as visitas, segundo os diretores do ISCC, permitiram observar em algumas propriedades, práticas adequadas aos padrões aceitos internacionalmente. De acordo com Gernot, quem não cumprir as normas será rejeitado pela indústria. "É preciso cumprir as normas dos países e provar, por meio da certificação, que produz com sustentabilidade", frisa.

Para Schmitz, os produtores de Nova Mutum estão no caminho certo, porque utilizam boas práticas em suas propriedades. "Estamos muito felizes, porque pelo convite do prefeito pudemos conhecer a cidade e como funciona o plantio de soja aqui. Ficamos impressionados com a qualidade e o alto nível de gerenciamento das propriedades", disse. Essa experiência permite, segundo os diretores do ISCC acabar com alguns mitos. "Lá (na Europa) se tem a sensação de que o cultivo de soja aqui é uma catástrofe ecológica e que os agricultores e o governo brasileiro são irresponsáveis com os recursos naturais. Mas o que vimos aqui foi algo bem diverso dessa visão", completou Gernot.

De acordo com o prefeito Lírio Lautenschlager, o objetivo da Administração Municipal foi trazer os diretores do Instituto responsável pela certificação para que conhecessem como realmente como é feita a produção aqui. "O nosso objetivo foi o de mostrar a nossa realidade. Como realmente trabalhamos, sem enfeitar nada", disse.

Dentro do processo de consolidação das várias etapas do Programa MutumGap, nos próximos dias, Nova Mutum recebe mais uma visita internacional. A representante do Ministério da Agricultura, em Berlim, Katharina Böttcher, já confirmou para março sua visita ao município.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE