Os proprietários de veículos placas final 4 e 5 têm uma semana para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em cota única, com desconto de 5%. O prazo termina no dia 10 de março. A partir desta data até o dia 20 deste mês, o desconto será de 3% também em cota única. O percentual do desconto acaba “sumindo” diante de tantos gastos, que “pesam” no bolso dos donos de automóveis, uma vez que a situação das vias públicas não colabora para a manutenção do bom estado dos veículos.
Proprietário de uma auto peças, Osvaldino conta que o custo para manter um veículo só aumenta, junto com a demanda na ofici- na. “A suspensão (do carro) não dura 2 meses tem que fazer de novo por causa dos buracos. Estoura tudo e, se demorar muito para arrumar, trinca a lataria”, diz o empresário, que ganhou mais serviço, sem faturar na mesma proporção. “Às vezes é ruim porque tem a garantia de 3 meses e, com os buracos, os carros estragam rápido”.
Se o contribuinte demorar para fazer o recolhimento do IPVA o desconto acaba e ele terá que pagar integralmente ou em até 3 vezes, no período de 21 a 31 de março. Caso opte pelo parcelamento, a 1a cota deverá ser quitada até o dia 31 de março. Após este dia, o IPVA deverá ser pago integral com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas).
De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do IPVA, deve ser emitido pelo próprio contribuinte no portal do órgão (www. sefaz.mt.gov.br). O documento também pode ser retirado nas unidades informatizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT). Vale lembrar, porém, que os órgãos só reabrem às portas para atendimento às 13 horas de quarta-fei- ra (5) por causa do feriado de Carnaval.
O veículo com IPVA atrasado não pode ser licenciado. A Sefaz informa que o pagamento do IPVA, qualquer que seja a modalidade ou exercício de referência, pode ser efetuado mediante a apresentação do documento de arrecadação.