Os donos de veículos com placas finais 4 e 5 podem efetuar o pagamento do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores -, com desconto de 5%, em cota única, até esta quinta-feira (30.03). Na sexta-feira, o recolhimento pode ser feito, mas os contribuintes não recebem o desconto. Após esta data o imposto deve ser pago integralmente, com multa.
Os contribuintes que desejam parcelar o recolhimento do imposto têm até o dia 31 de março para fazerem a solicitação. Neste caso, o pagamento do valor integral pode ser efetuado em até três vezes. A guia de recolhimento do IPVA, qualquer que seja a modalidade pretendida (cota única ou parcelado), deverá ser emitida pela internet, no portal www.sefaz.mt.gov.br, nas Agências Fazendárias, nos postos do Detran ou no Ganha Tempo, já que não é mais encaminhada para a residência dos proprietários de veículos.
Os pagamentos poderão ser efetuados mediante a apresentação do documento de arrecadação junto à rede bancária formada pelo Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Cecremat e Primacredi, credenciada a receber o pagamento do imposto. A projeção da Secretaria de Fazenda para 2006 é arrecadar mais de R$ 125,8 milhões com o IPVA. Metade desse recurso fica para o Estado e metade para o município onde o veículo é licenciado.
Finais 6 e 7
Os próximos a recolherem o IPVA serão os proprietários de veículos com placas finais 6 e 7, que poderão pagar o imposto com desconto de 5% até o dia 27 de abril. No dia 28 o pagamento pode ser feito integral ou parcelado, sem desconto e depois dessa data o recolhimento deverá ser integral e com multa.
Os finais 8 e 9 podem realizar o pagamento do imposto com desconto até 30 de maio, sendo que no dia 31 será integral. Os veículos com placa final zero recebem o desconto até 29 de junho, no dia 30 o recolhimento é integral e após esse dia, com multa.