O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores pode ser pago de forma parcelada com descontos de 10% ou 5%, conforme a quantidade de parcelas. A alteração foi promovida pelo governo de Mato Grosso, que já havia ampliado o parcelamento de seis para até oito vezes, sem juros.
Além da redução no parcelamento, quem opta por pagar o tributo à vista tem desconto de 15%. Antes, eram concedidos 5% ou 3%, a depender da data que o IPVA era quitado. “O governo alterou o vencimento do IPVA deste ano para 31 de maio para todos os veículos, triplicou o desconto para os pagamentos à vista e agora está possibilitando o parcelamento em até oito vezes também com descontos. São medidas importantes para o cidadão, as empresas, e é uma forma de reconhecer e beneficiar aqueles que pagam em dia”, explica o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
Para ter o benefício dos descontos o motorista deve escolher a forma de pagamento até 31 de maio (quando também vence a primeira parcel). A data também foi alterada e, agora, deve ser seguida tanto por quem optar em pagar à vista, quanto para aqueles que vão parcelar. O prazo anterior para o pagamento em cota única, com a redução de 15%, era até dia 22 de maio.
Para pagamento em duas vezes será concedido um desconto de 10% e de 5% em três parcelas. Valores parcelados em mais de 4 vezes não terão redução. O valor mínimo da parcela, por exemplo, deve ser de uma UPF/MT e o pagamento da última parcela deve acontecer até o mês de dezembro.