O Imposto Predial e Territorial Urbano vence no próximo dia 13 com 15% de desconto para contribuintes sem débitos anteriores em cota única ou 5% de desconto para quem deve. Os carnês foram entregues pelos Correios. O parcelamento pode ser feito em até oito vezes mensais e consecutivas, com o pagamento da 1ª parcela no próximo dia 13. Nenhuma parcela poderá ser inferior ao valor equivalente a 02 (duas) UPF/VG – Unidade Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande, cotada em R$ 30,28.
A secretaria de Gestão fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, explicou que, se algum contribuinte não recebeu seu carnê pode imprimi-lo no site da prefeitura, preenchendo número da inscrição do imóvel ou inscrição imobiliária. “Ainda existe a possibilidade do contribuinte de forma presencial na Administração Regional do Cristo Rei ou na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), no Paço Municipal acessar seus dados e emitir o boleto para pagamento em qualquer banco ou casa lotérica. Vale ficar alerta para o prazo final do desconto que é o dia 13”.
O imposto não teve reajuste por conta de revisões de alíquotas ou mesmo da Planta Genérica de Valores Mobiliários e a secretária aponta que qualquer valor acima do registrado em anos anteriores pelo contribuinte é resultado apenas da atualização cadastral dos imóveis que, por meio de georreferenciamento, observou alterações nas edificações, mudanças na área construída, por meio de reformas e ou ampliações. “Tudo isso é considerado e modifica a área tributada dos imóveis, mas nada tem a ver com elevação de carga tributária, e sim, com justiça fiscal”, concluiu, através da assessoria.