O Imposto Predial e Territorial Urbano foi lançado inicialmente para o setor 1, que envolve os imóveis da área central. Para estes contribuintes, a primeira data de vencimento da cota única, com desconto de 20%, encerrou no dia 20 de fevereiro.
De acordo com o secretário de Finanças, Manoel Francisco da Silva, os demais bairros terminaram de receber os carnês recentemente e terão prazo até 20 de março, com 20% de desconto. Quem preferir pagar parcelado, não terá desconto.
Nos meses subsequentes, os descontos para pagamento em cota única vão caindo para 15%, 10% e 5%. O secretário não confirmou o montante do IPTU lançado este ano, mas acredita que com a inclusão de novos loteamento, reajuste de 6% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e readequação da planta genérica dos imóveis, o total fica em torno de 10% a mais do que o lançado em 2014.
Ele lembrou ainda que a prefeitura está com o programa Refis aberto, para que os contribuintes que possuem débitos vencidos até 2013 com o município, possam regularizar as pendências, com isenção de multas e juros.
Quem aderir ao programa, pode parcelar o débito em até 12 prestações. O desconto nas multas e juros para dívidas de até R$ 100 mil será de 100%. Acima desse valor, o desconto será de 90%.