Mato Grosso deve encerrar o ano com investimentos de quase R$ 2 bilhões (R$ 1,8 bilhão) em diferentes obras nas rodovias federais do Estado. Além de pavimentação, duplicação, reforma, manutenção, o valor engloba ainda projetos ambientais, consultorias, conservação entre outros serviços executados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Só Notícias obteve o balanço com o departamento, ligado ao Ministério dos Transportes.
O Estado conta, atualmente, com uma malha superior a 4,3 mil quilômetros quadrados em estradas. Deste total, 3.812,6 encontram-se asfaltados. Em diferentes regiões o DNIT cumpre um cronograma de serviços, a exemplo das BRs-163 e 364 onde realiza duplicação em trechos específicos. Na rodovia entre Rondonópolis e Cuiabá, o DNIT dividiu a obra em quatro lotes. O primeiro entre Rondonópolis-Jangada; o segundo de Jaciara até o início da Serra de São Vicente; o terceiro na Serra de São Vicente e, o último, da Serra até Cuiabá.
De acordo com o DNIT, os lotes primeiro, segundo e quarto encontram-se em fase final de licitação cuja finalidade é contratar as empresas responsáveis pela elaboração do projeto executivo de engenharia. Ele compreende a viabilidade econômica e ambiental. A previsão da conclusão deste processo e a licitação para contratação das empreiteiras é até o final do primeiro semestre de 2010.
Segundo o DNIT, o terceiro lote (Serra de São Vicente) as obras estão em andamento, contemplando construção e duplicação na extensão de 8,5 quilômetros de pavimento. Também na Serra o DNIT realiza serviços de restauração rodoviária. A ordem de investimento do Governo Federal por meio do DNIT ultrapassa os R$ 70 milhões. A conclusão das obras está prevista para o 1º semestre de 2010.
Pela programação do DNIT, a duplicação da BR-364 continuará após Cuiabá até o Posto Gil, divida em dois lotes. O primeiro abrangendo o Trevo do Lagarto – Rosário Oeste e, o segundo, Rosário Oeste – Posto Gil. O primeiro lote está em fase de licitação para contratação da empresa que elaborará o projeto. No segundo existe uma empresa responsável pela elaboração do projeto de duplicação. A licitação deve ocorrer ainda este ano e o início do trabalho em 2010.
Só em projetos eecutivos de engenharia e estudos ambientais para viabilizar a duplicação da BR-364 o DNIT investe mais de R$ 30 milhões.