Sinop passa a contar com um inventário com informações sobre todos os seus pontos turísticos. Foi elaborado nos últimos 40 dias pela turismóloga e coordenadora Edinamar Nogueira, e por acadêmicos do curso de turismo.
Foram levantados dados sobre a infra-estrutura e potencialidades locais e, a partir destes, foram catalogados os setores: educacional, médico-hospitalar, alimentação, hospedagem, agenda de eventos permanentes, informações básicas, administração pública, sistema de comunicação, agências, transportes, equipamentos para eventos, lazer, entretenimento, atividades culturais, atrações técnicas e científicas além das naturais. Neste segmento, a coordenação detectou, ao longo do rio Teles Pires, mais de 10 locais com potencial para atender turistas, além de duas pousadas.
A partir de agora, todo o material será enviado ao Ministério do Turismo para ser compilado, publicado e entregue oficialmente à prefeitura. Com o Inventário, o município garantirá mais investimentos voltados ao setor. “O ministério agora terá uma radiografia da nossa cidade e do nosso potencial turístico. Isto significa investimentos garantidos para Sinop”, declarou a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Rosana Martinelli.
Sinop pleiteia, junto ao Ministério do Turismo, mais de R$ 2,67 milhões em projetos. Entre eles estão o portal de entrada da cidade, a sinalização turística, a construção de dois quiosques de atendimento ao turista, o campeonato de pesca esportiva e do material áudio-visual de Sinop. Também já está protocolado outro projeto para ampliação e revitalização do parque florestal.
Em 2008, o Ministério do Turismo confirmou que vai liberar R$ 100 milhões para o segmento em todo o país.