A intenção de consumo das famílias subiu em dezembro pela oitava vez consecutiva, e atingiu o maior nível desde janeiro deste ano, quando começou a ser feita a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio).
O indicador ICF (Intenção de Compra das Famílias), divulgado nesta terça-feira (21), passou de 139,1 pontos para 143,4 pontos, uma alta de 3,1% na passagem de um mês para o outro. Abaixo de 100 pontos, o índice revela uma percepção de insatisfação e, acima deste patamar, indica satisfação, que pode chegar a 200 pontos.
O indicador da CNC é composto por sete itens, sendo eles o de emprego atual, renda atual, compra a prazo, nível de consumo, perspectiva profissional, perspectiva de consumo e momento para duráveis.
Variações
Para os pesquisadores, a crescente confiança das famílias brasileiras em relação ao consumo encontra sustentação na manutenção das condições favoráveis de emprego, renda e crédito, efeito também observado em outros indicadores conjunturais relacionados ao consumo.
Não é à toa que se espera que 2010 seja o ano com maior crescimento das vendas do varejo na década, superando os 9,7% verificados em 2007. A expectativa é que se cresça 11,2%. O crédito alongado a custos historicamente baixos, associado à elevação dos ganhos reais no mercado de trabalho, complementa este cenário favorável ao consumo.
Na passagem de novembro para dezembro, todos os itens apresentaram elevação, com destaque para o nível de consumo atual (+5,1%) e perspectiva profissional (+4,9%)