A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop constatou que, no mês de fevereiro, a taxa de inflação medida pelo IPC Sinop foi de 0,34% maior em relação ao mês anterior. A inflação acumulada em Sinop, nos últimos 12 meses, alcançou 3,72%.
As diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram decorrentes do grupo de consumo alimentação. O feijão (que teve aumento de preço para o consumidor em 27%) foi um dos principais responsáveis pela inflação subir. Também tiveram aumentos os grupos de saúde, 0,10% e comunicação que teve aumento de 0,11%. O grupo de consumo vestuário apresentou um recuo de -0,12% e o grupo residência queda de -0,11%, informa a assessoria da CDL Sinop.
Já no ano de 2019 a inflação acumulada na maior cidade do Nortão está em 0,55%. Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação em Sinop no mês de fevereiro foi inferior ao IPCA, divulgado pelo IBGE para o mesmo mês, que foi de 0,43% para o período, aponta o CISE – Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat que pesquisa, mensalmente, com o apoio da CDL, os indicadores econômicos no município.