O índice inflacionário foi de 0,67% no mês de abril aponta pesquisa do Centro de Informações Sócioeconômicas (CISE) da Unemat, feita em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O resultado demonstra que a inflação desacelerou em relação ao mês anterior, que ficou em 0,85%. Mas, se comparando ao mesmo período do ano passado a inflação está mais elevada.
O item que segurou a inflação do mês foi o segmento de saúde que ficou em -0,65%, "com a abertura de novas clínicas e a chegada de novos profissionais a cidade".
A pesquisa constatou aumento nos preços de alguns produtos da cesta básica de alimentos. O destaque deste mês ficou com o feijão, que subiu aproximadamente em 5,5%. De acordo com o relatório apresentado, em média um brasileiro consome aproximadamente 4,3 kg de feijão por mês e tem um gasto de aproximadamente de R$ 28,00.
Quanto ao índice de expectativa empresarial, o mês corrente apresentou uma melhora em quase todos os segmentos em relação anterior, com destaque para as contratações (29,25%) e investimentos (9,52%). Já as vendas do período ficaram no mesmo patamar. Quando se comparam os dados em relação ao mesmo período do ano anterior em média, os indicadores recuaram em 8%.
Os indicadores de expectativa em relação ao ano anterior apresentaram uma redução generalizada de 15%, entretanto a redução pode ser explicada por um comportamento extremamente positivo que foi registrado nos primeiros levantamentos realizados em Sinop. "A tendência parece positiva para os próximos meses, mas não é possível antecipar os impactos da copa do mundo e do cenário político sobre a situação econômica", indica a pesquisa.