Indústrias do Estado integrantes do Programa Mato-grossense da Qualidade (Quali-MT) e que se destacam pela boa performance em processos de gestão serão premiadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). O reconhecimento é feito todos os anos, por meio das categorias Ouro, Prata e Bronze, às quais concorrem 24 indústrias dentre 76 participantes do Quali-MT em 2010. A cerimônia será dia 28 de abril, às 19h30, no Senai-Cuiabá. Dentre as empresas inscritas, três concorrem na categoria Ouro, cinco disputam a Prata e 16 buscam o Bronze. Dentre as concorrentes estão a Fiagril e a Madeiranit Madeiras, ambas instaladas no Nortão.
"Esta é a quarta edição do Prêmio Quali-MT, e algumas das indústrias concorrentes já participaram em outros anos, inclusive sendo beneficiadas com prêmios. Normalmente, as organizações começam pela disputa do Bronze, depois arriscam-se na Prata e, ao fim, lutam pelo Ouro, categoria que exige um patamar de gestão mais avançado. Para nós, é realmente muito compensador ver o interesse das empresas pelo programa e a credibilidade que o prêmio alcançou no decorrer dos anos", explica o presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir José Milan.
O Quali-MT é desenvolvido dentro do Programa Indústria em Ação (PIA), uma iniciativa do Sistema FIEMT, realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Criado em 2007, o Quali-MT é considerado hoje pelo setor industrial como um forte indutor regional do desenvolvimento de processos e do aprimoramento dos sistemas de gestão nas empresas. "Por meio do Quali-MT, as indústrias melhoram sua performance, investem em inovação tecnológica e alcançam patamares internacionais de competitividade", aponta Milan.
É oferecida consultoria em gestão com foco oito critérios de excelência (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados), que ajudam as empresas a aumentar a credibilidade, a melhorar a capacitação de trabalhadores e a entender melhor as exigências do mercado. Além disso, o programa contribui decisivamente para o alcance da certificação ISO 9001:2008 e cria condições de concorrência ao Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).