Uma indústria de conservas e polpas de frutas instalada há cerca de 2 anos em Sinop, tem se expandido e ganhado mercado em estados como São Paulo, Goiânia e no Distrito Federal. A empresa tem conquistado fatia expressiva do mercado mato-grossense e conta com bom suporte de logística.
De acordo com o sócio-diretor Jorge Yamashita, a indústria Carpello produz atualmente, de 50 a 60 ítens como conservas de pepino, palmito, tomate seco, couve-flor, beterraba, pepino, cenoura, minimilho, rabanete e pimenta, entre outros. e industrializa polpa de 16 tipos de frutas.
É uma nova alternativa econômica que foi oferecida à agricultura familiar da região Norte, uma vez que a indústria adquire a produção dos pequenos produtores. “Temos uma parceria com o Banco do Brasil, que disponibiliza um financiamento para os pequenos produtores que querem investir na produção dos legumes e frutíferas. Como eles já tem compradores garantidos, que somos nós, é um bom negócio e incentivou muito o crescimento dessas culturas”, disse Yamashita.
A empresa adquire matéria-prima de aproximadamente 600 famílias de pequenos agricultores. Hoje, é produzida em média de 4 a 6 mil potes de conserva de pepinos por dia e cerca de 8 mil unidades de palmito. Na área de frutíferas, trabalha com as espécies de acerola, graviola, maracujá, cupuaçu e abacaxi Havaí para a produção de polpas. A indústria, instalada no distrito industrial, gera cerca de 40 empregos diretos.