A usina de biodiesel da Grupal Agroindustrial S/A foi inaugurada oficialmente, esta manhã. O empreendimento é considerado o quinto maior do Estado, do gênero, e teve investimentos de R$ 12 milhões (recursos próprios) do grupo presidido pelo empresário Paulo Alves Palhano. Participaram da solenidade, o governador Silval Barbosa, o prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, Cid José Caldas, representando o ministérios da Agricultura, Marco Antonio Vaiana Leite, representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário, deputados, vereadores, presidentes de sindicatos, entidades e lideranças agrícolas.
O novo empreendimento está localizado às margens da BR-163 (saída para Lucas), foi autorizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e está operando desde julho. A montagem da usina começou em fevereiro de 2009 e foi concluída em maio passado, usando tecnologia de ponta. Tem capacidade de produção de 200 mil litros/dia e armazenar 1 milhão de litros. Emprega cerca de 40 funcionários nas áreas técnica, operacional e administrativa. A capacidade de produção pode chegar a 65 milhões de litros/ano, com média mensal de 6 milhões de litros.
Toda a produção de biodiesel está sendo vendida para Petrobrás que faz a mistura com óleo diesel, atendendo a lei exigindo percentual obrigatório de 5% de mistura de biodiesel. A matéria prima utilizada é óleo de soja degomado, óleo de caroço de algodão e óleo de girassol, bem como sebo animal. Parte vem de Sinop e cidades da região. A Grupal Agroindustrial faz parte do grupo Grupal, que atua em Mato Grosso nos setores de armazenagem de grãos e com corretora.