Mais uma indústria de biocombustível está sendo instalada em Mato Grosso, em Barra do Garças, com capacidade para produzir 200 mil toneladas ao ano. O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso, Neldo Egon Weirich, esteve no local onde a unidade, que vai gerar cerca de 80 empregos diretos, está sendo construída.
A indústria surgiu da parceria entre uma empresa italiana e um grupo brasileiro. De acordo com presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio Indústria e Agricultura, Buri Mario, o objetivo é atender os produtores da região Araguaia e também das demais regiões do Estado que se interessarem em adquirir o produto. “A princípio o que produzirmos pretendemos comercializar com os produtores rurais, para que o custo de sua produção diminua. A venda externa ainda não está nos nossos planos ”, explica.
As obras iniciaram no início de julho e têm previsão para serem concluídas em outubro. A tecnologia utilizada para a produção do biodiesel será toda italiana. Segundo Buri Mário, a princípio o controle de todos os equipamentos será feito via internet por técnicos, direto da Itália. As matérias primas utilizadas, serão o girassol, semente de algodoeira e sebo de animais.