PUBLICIDADE

Índice que reajusta aluguel tem queda neste início de mês

PUBLICIDADE

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que serve de base para reajustes de aluguel, variou -0,1%, na primeira prévia de fevereiro, ante -0,01% no mesmo período de janeiro. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou hoje (10) os dados do índice, apesar da tendência de queda, a taxa registra alta de 3,39% no acumulado dos últimos 12 meses.

Um dos três indicadores que compõem o IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a inflação dos produtos vendidos no atacado, caiu 0,36%. No mesmo período de janeiro, a taxa variou -0,23%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,16% na primeira prévia de fevereiro, ficando abaixo do índice registrado no mesmo período do mês anterior (0,56%). A queda no preço dos alimentos foi a principal causa para o resultado, sobretudo, devido aos itens: carnes bovinas (1,24% para -2,78%), hortaliças e legumes (6,30% para 0,06%), panificados e biscoitos (0,35% para -0,23%), laticínios (0,26% para -0,50%), aves e ovos (1,74% para -1,50%) e óleos e gorduras (1,02% para -0,21%).

O grupo comunicação, que passou a fazer parte da estrutura do IPC este mês, registrou variação de 0,15%. A principal influência para a composição da taxa do grupo partiu do item tarifa de telefone residencial, cuja taxa passou de 0,27% para 0,47%.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) foi o único dos índices que apresentou aumento na taxa, passando de 0,1%, na primeira prévia de janeiro, para 0,95% no mesmo período de fevereiro. O item materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,42%. No mês anterior, a taxa foi 0,19%. O custo da mão de obra variou 1,48%, no primeiro decêndio de fevereiro. Na apuração referente ao mesmo período do mês anterior, o índice não registrou variação.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE