Sinop registrou em junho queda no Índice de Custo de Vida (ICVS) pelo terceiro mês consecutivo. Conforme o relatório divulgado pelo departamento de Economia, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), o índice acumula uma deflação de 0,16% desde janeiro.
A redução no mês de junho foi de 0,30%, em comparação com o mês de maio. Entre os meses de janeiro e março o ICVS teve alta de 0,28%, 0,08% e 0,17%, respectivamente. Em abril reduziu 0,35% e em maio 0,04%.
O chefe do departamento, professor mestre Paulo Körbes, explica que a redução nos preços dos produtos hortifrutigranjeiros e eletroeletrônicos contribuíram com a queda nos preços locais.
A maior redução nos preços foi nos hortifrutigranjeiros, que caíram quase 13%, seguido dos produtos eletroeletrônicos, com 6,36%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou a primeira queda nos preços do ano – 0,07% em relação a maio. Os preços praticados em nível nacional acumulam leve alta de 1,03% no primeiro semestre.
Entre os itens analisados durante a pesquisa, para apurar o índice, estão no setor de alimentação, eletroeletrônicos, combustível, vestuário, aluguéis, produtos de higiene pessoas e material de expediente.
Projeto
A apuração do ICVS a partir deste mês depende da aprovação da pró-reitoria da Unemat, de Cáceres. O professor mestre Paulo Korbes explica que já foi encaminhada a proposta para renovação do projeto por mais dois anos. “Considero importante o trabalho que vem sendo realizado. E agradecemos o apoio do vice-reitor da Unemat, professor Almir Arantes, para conseguirmos a renovação do projeto”, completou.