PUBLICIDADE

Índice de reajuste do aluguel tem alta de 1,02% neste mês

PUBLICIDADE

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 1,02% em maio, uma alta de 0,17 ponto percentual na comparação com abril (0,85%). Os dados foram divulgados hoje (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O IGP-M serve de referência para reajustes de contratos, sobretudo, de aluguel. Nos últimos 12 meses, a taxa de variação foi 4,26%. No acumulado do ano, o índice variou 2,51%.

As correções no setor atacadista, medidas pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), pressionaram o resultado. O IPA, um dos subíndices que compõem o IGP-M, apresentou variação de 1,17% em maio. No mês de abril, a taxa foi 0,97%. Os grupos de bens intermediários (1,59%) e de matérias-primas brutas (1,32%) foram os que mais contribuíram para a alta no IPA.

Outro subíndice do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), registrou alta de 1,3% em maio, acima do resultado de abril (0,83%). O custo com a mão de obra foi o que mais contribuiu para o acréscimo no INCC, com variação de 2,22%, ante 1,08% em abril.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por sua vez, registrou decréscimo em maio, com variação de 0,49%. Em abril, a taxa de variação desse subíndice foi 0,55%. As principais contribuições para o decréscimo da taxa partiram dos grupos vestuário (de 1,03% para 0,41%) e transportes (de 0,31% para 0,13%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Número de passageiros no aeroporto de Sinop sobe 15% e se aproxima de 300 mil

O aeroporto João Batista Figueiredo, em Sinop, recebeu em...

Nova Mutum tem mais de 1,4 mil aberturas de novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 1.449 novas empresas, nos...

Lucas do Rio Verde ganha mais de 2,1 mil novas empresas em 9 meses

Lucas do Rio Verde teve bom crescimento econômico com...

DNIT anuncia conclusão de revitalização de 125 quilômetros de rodovia em Mato Grosso

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou...
PUBLICIDADE