O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou hoje (19) os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos a janeiro de 2009. No mês passado foram admitidos 1.216.550 trabalhadores e demitidos do trabalho 1.318.298 trabalhadores. O saldo é negativo em 101.748 empregos.
Esse número é o pior saldo para janeiro na série do Caged, desde 1996. De todos os meses de janeiro, desde o início da série, este de 2009 é o que apresentou o maior número de demitidos.
Os dados de janeiro de 2009 surpreendem, pois foram admitidos 1,2 milhão, que é o segundo melhor número de admitidos na série desde 1996. Este resultado, levou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a declarar que “não caminhamos na catástrofe anunciada”. Segundo Lupi, o saldo negativo é bem inferior do que as previsões feitas pelo mercado. O ministro previu que fevereiro ainda será um mês fraco, mas que março deverá registrar a retomada do crescimento dos postos de trabalho.
Quatro setores tiveram crescimento de contratações: construção civil, serviços, administração pública e serviços industriais de utilidade pública (energia, telefonia, saneamento etc.). A indústria de transformação e o comércio concentraram a maior parte das demissões.