Serão implantadas até março ações de incentivo às exportações em 252 indústrias madeireiras e moveleiras do Nortão, beneficiadas pelo Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). Até o momento, de acordo com o coordenador Paulinho Waldemar Schneider, 250 empresas já foram visitadas. Em 246 já foi feito diagnóstico e, em 228, foram implantadas as demandas. Em outras os trabalhos já foram finalizados.
Estas ações visam fortalecer os setores moveleiros e madeireiros, que estão entre os principais pilares da economia da região, para ingressarem e competirem no mercado exterior, com inovações nas áreas de administração organizacional, recursos humanos, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior, entre outros.
As empresas beneficiadas empregam quase três mil pessoas na região. Grande parte delas, 101, são de Sinop, outras 31 de Alta Floresta, 23 de Sorriso, 23 de Cláudia, 18 de Lucas do Rio Verde. As outras são de Vera, Santa Carmem, Itaúba, Ipiranga do Norte e Tabaporã.
O programa é realizado através de um convênio entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e Serviço Nacional da Indústria (Senai), e foi lançado em fevereiro de 2006, em Sinop.