A Prefeitura de Sorriso deve começar a notificar, essa semana, os contribuintes que não pagaram o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano. “Os inadimplentes são notificados e informados que se não quitarem o débito até 31 de dezembro, serão lançados em dívida ativa”, informou o secretário de Finanças Marcos Folador.
Ele destacou ao Só Notícias que o índice de inadimplência do IPTU neste ano está em torno de 30%. “Acredito que não vai ficar acima disso, mas vamos buscar conscientizar o contribuinte para que ele venha até a prefeitura e negocie seu débito antes que vá para dívida ativa”, explicou.
Neste ano, o montante do IPTU foi de aproximadamente R$ 4 milhões. Quem pagou à vista, teve 30% de desconto. Foram emitidos cerca de 21 mil carnês. Os contribuintes também puderam optar pelo parcelamento em até 3 vezes. Com as mudanças no código tributário de Sorriso, houve uma queda na alíquota do IPTU para alguns bairros e aumento em outros. Segundo a prefeitura, foi feita uma reavaliação do valor venal dos terrenos.
O custo da inadimplência é muito alto, tanto para a cidade quanto para o contribuinte. É alto para a cidade que deixa de receber obras e serviços em benefício de seus cidadãos. É alto para o contribuinte inadimplente, que se vê compelido a arcar com juros e multas pelo não pagamento do tributo, além da perda do direito ao crédito tributário no IPTU do exercício seguinte.