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Inadimplência registra recuo em Mato Grosso

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A exclusão de clientes da lista de devedores do Credicunsult (banco de dados da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – Facmat) aumentou 32,12% no primeiro semestre de 2010 com relação ao mesmo período de 2009. Somente em julho, o a quantidade de pessoas inadimplentes registrada no sistema teve alta de 4,74%. A expansão no número de pessoas que foram excluídas do sistema reflete, segundo Manuel Gomes, superintendente da Facmat, o bom período da economia não só nacional como estadual.

Segundo ele, com melhores salários e qualidade de vida, as pessoas têm condições de liquidar as dívidas e ainda possibilita a abertura de crédito no comércio. "Mato Grosso passa por um momento de expansão econômica. O Estado está agregando mais valor à produção e em consequência a população tem melhores remunerações". Manuel Gomes ainda afirma que o maior fluxo de compras no comércio e a diminuição do endividamento não é um reflexo exclusivo da Capital ou das cidades polos. Segundo o superintendente, o Estado como um todo está atraindo empreendimentos e aumentando a renda de uma maneira geral.

O vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, diz que principal consequência exclusão de clientes da lista de inadimplentes é a reabilitação do consumidor. "Assim que a pessoa tem seu nome restabelecido, ela volta a comprar". Além disso, Peron afirma que para o comércio isso significa crescimento na adimplência.

Inclusão – A lista de inadimplentes do Crediconsult aumentou em 2,140 mil o número de pessoas inclusas no sistema. De 40,349 mil registros nos primeiros 6 meses de 2009 passou para 42,489 mil, no mesmo intervalo deste ano. Em compensação, o volume da dívida teve uma redução de 10,89% de um ano para outro R$ 9,2 milhões, a dívida dos mato-grossenses reduziu para R$ 8,2 milhões.

Nos últimos cinco anos, 545,566 mil pessoas foram registradas como inadimplentes no sistema do Crediconsult o que representa e a movimentação financeira destes consumidores em R$ 195 milhões.

Consultas – O número de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) teve um ligeira queda em junho de 0,38% com relação ao mesmo mês do ano passado. O número, porém, não significa que houve queda nas vendas do comércio varejista da Capital, conforme o superintendente do CDL, Nelson Soares Júnior. Segundo ele, após os bons resultados do Dia dos Namorados, começaram os jogos da Copa e o consumidor voltou seus gastos para produtos que têm alguma relação com o evento e que, como explica Júnior, não precisam de consultas ao SPC porque não são parceladas. "As pessoas passaram a consumir mais em bares, restaurantes e a comprar acessórios e materiais esportivos. São estabelecimentos que geralmente não fazem consultas".

 

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