A quantidade de contas atrasadas inseridas no Sistema de Proteção ao Crédito aumentou. Foram 2.097 registros feitos em março ante 1.641 no mesmo período do ano passado, alta de aproximadamente 27%. O aumento, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Afonso Teschima Junior, já era esperado, pois é neste período que acontecem a maioria dos registros de compras feitas na época de natal não honradas pelos consumidores. Mês passado, segundo o levantamento, foram 1.561 cancelamentos de contas (ante 1.318 em 2011).
Apesar da considerada alta no índice de inadimplentes, o mês é avaliado como positivo em relação as vendas, medidas a partir da quantidade de consultas feitas pelas empresas ao SPC no período. Foram 14,5 mil análises em março ante 11,1 mil em 2011, gerando o crescimento de 30,81%. “O aumento nas vendas surpreende, pois março é um mês mais calmo para o comércio”, destacou. Quanto as consultas ao cheque, os números foram semelhantes: 7,4 mil mês passado e 7,1 mil em 2011.
Para abril, o setor continua otimista pois nesta primeira semana é comemorado a páscoa e, nas semanas seguintes, começam os trabalhos em função do dia das mães, em maio. Os números são analisados com base nas empresas filiadas à entidade, que hoje é de aproximadamente 800.