A Associação Comercial de Sorriso (ACES) registrou 14.481 inclusões no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), de janeiro a setembro deste ano. Conforme os dados passados pela ACES, os números apresentam um aumento de 14% em relação ao mesmo período em 2004, em que foram 12.484 devedores.
A diretora do SCPC, Rose Vieira, relata que devido o aumento na inadimplência também houve um acréscimo nas consultas ao sistema. “As empresas estão percebendo a necessidade de aumentar as consultas para se precaverem. E estão tomando medidas necessárias para se protegerem”, disse. Uma delas é a troca de informações entre as empresas.
Nesse período 6.960 consumidores também se regularizaram no SCPC pagando suas contas. Outros 7.215 continuam inclusos na lista negra do crédito. Em 2004 o número de pessoas que procurou pagar suas contas foi menor, apenas 4.858 se regularizaram.
Em Sinop os números também mostram um aumento considerável comparado com 2004. Até o mês de outubro foram 28.530 registros no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). Maior que o total de registros durante todo o ano passado, em que foram 28.101 registros.
Os números são bem expressivos nos meses de julho, em que teve um aumento de 93% no número de inadimplentes em relação à 2004. Em outubro o aumento foi de 88%.
A crise na agricultura e o setor madeireiro acabou causando o aumento na inadimplência, além de ter aumentando o índice de desemprego.