Luminárias do tipo pisca-pisca, brinquedos, bebidas, panetones, frutas cristalizadas e castanhas estão sendo alvo de fiscalização do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT). Desde ontem (30) até sexta-feira (4), seis equipes do órgão percorrem estabelecimentos comerciais espalhados pelo Estado no intuito de checar a qualidade dos produtos vendidos em maior escala nesta época do ano. A operação, chamada de "Papai Noel", ocorre nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Alto Taquari e Sapezal.
O coordenador de Fiscalização de Produtos do Imeq, Bento Francisco Gomes Bezerra, afirma que a operação é realizada em todo o Brasil, pelo menos uma vez por ano. A intenção, conforme ele, é avaliar os produtos que estão expostos nas prateleiras de supermercados e padarias, lojas especializadas em produtos natalinos e materiais elétricos estão em conformidade com as normas de segurança. "Vamos conferir o selo de conformidade, principalmente nos brinquedos. É este item que orienta os pais e responsáveis na hora de adquirir um produto e presentear as crianças. É importante que o consumidor seja uma parte ativa no processo de fiscalização e sempre esteja atento", diz ao complementar que há produtos que representam risco às crianças e à própria residência, como os itens elétricos.
Ao todo devem ser fiscalizados 150 mil brinquedos, o triplo da quantidade registrada no ano passado, quando foram avaliados 50 mil produtos, sendo que 3% deles apresentaram algum tipo de irregularidade. A atenção no que se refere aos pisca-piscas e outros itens como plugues, cordões e cabos será para evitar incêndios, curto-circuito e qualquer outro incidente com este tipo de mercadoria, já que eles devem obedecer a legislações específicas do Inmetro. Em 2008, o Imeq analisou 12 mil luminárias e 180 delas foram consideradas irregulares.
"Os produtos fora dos padrões serão recolhidos e os comerciantes autuados, cujo valor da multa vai variar de acordo com a situação do empresário, se é a primeira vez que comete a irregularidade, se é reincidente e a infração cometida". No que se refere aos alimentos como panetones, frutas cristalizadas e castanhas será verificado o peso do produto, se o que está marcado no rótulo é efetivamente o que o consumidor está comprando, dados do fabricante ou importador, entre outras informações.