PUBLICIDADE

Imeq fiscaliza produtos natalinos em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Luminárias do tipo pisca-pisca, brinquedos, bebidas, panetones, frutas cristalizadas e castanhas estão sendo alvo de fiscalização do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT). Desde ontem (30) até sexta-feira (4), seis equipes do órgão percorrem estabelecimentos comerciais espalhados pelo Estado no intuito de checar a qualidade dos produtos vendidos em maior escala nesta época do ano. A operação, chamada de "Papai Noel", ocorre nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Alto Taquari e Sapezal.

O coordenador de Fiscalização de Produtos do Imeq, Bento Francisco Gomes Bezerra, afirma que a operação é realizada em todo o Brasil, pelo menos uma vez por ano. A intenção, conforme ele, é avaliar os produtos que estão expostos nas prateleiras de supermercados e padarias, lojas especializadas em produtos natalinos e materiais elétricos estão em conformidade com as normas de segurança. "Vamos conferir o selo de conformidade, principalmente nos brinquedos. É este item que orienta os pais e responsáveis na hora de adquirir um produto e presentear as crianças. É importante que o consumidor seja uma parte ativa no processo de fiscalização e sempre esteja atento", diz ao complementar que há produtos que representam risco às crianças e à própria residência, como os itens elétricos.

Ao todo devem ser fiscalizados 150 mil brinquedos, o triplo da quantidade registrada no ano passado, quando foram avaliados 50 mil produtos, sendo que 3% deles apresentaram algum tipo de irregularidade. A atenção no que se refere aos pisca-piscas e outros itens como plugues, cordões e cabos será para evitar incêndios, curto-circuito e qualquer outro incidente com este tipo de mercadoria, já que eles devem obedecer a legislações específicas do Inmetro. Em 2008, o Imeq analisou 12 mil luminárias e 180 delas foram consideradas irregulares.

"Os produtos fora dos padrões serão recolhidos e os comerciantes autuados, cujo valor da multa vai variar de acordo com a situação do empresário, se é a primeira vez que comete a irregularidade, se é reincidente e a infração cometida". No que se refere aos alimentos como panetones, frutas cristalizadas e castanhas será verificado o peso do produto, se o que está marcado no rótulo é efetivamente o que o consumidor está comprando, dados do fabricante ou importador, entre outras informações.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE