A análise realizada por fiscais de pré-medidos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado (IMEQ) em produtos componentes de cestas básicas, constatou um índice de irregularidades quantitativas de 50,7%, do total de produtos analisados. A fiscalização que vêm sendo feita desde o início de janeiro deste ano, em Cuiabá e Várzea Grande vistoriou 126 produtos, sendo que 64 destes foram reprovados, por estarem abaixo do peso nominal declarado em suas embalagens.
O macarrão ficou em 1º lugar no índice de irregularidade, com sete marcas reprovadas, e em segundo lugar empataram o arroz e o biscoito com um total de cinco marcas reprovadas. A gerente do setor de Pré-Medidos do Imeq, Jussara de Souza Amaral, diz que “a fiscalização é realizada visando dar maior segurança ao consumidor, fazendo com que as empresas fabricantes de produtos pré-medidos se adequem à padronização exigida nas normas do Instituto de Qualificação Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO)”.
Os fabricantes e responsáveis pelos produtos têm o prazo de 15 dias após serem notificados das irregularidades para apresentarem defesa junto à Assessoria Jurídica do IMEQ.