PUBLICIDADE

Imea fará levantamento de informações sobre base florestal em MT

PUBLICIDADE

As equipes da pesquisa de campo do projeto Plataforma de Dados da Base Florestal, coordenadas pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), iniciaram, na segunda-feira, em Sinop, os levantamentos que resultarão na construção de uma base de dados que tem como meta fortalecer o site da entidade tornando-o portal de consulta do setor no Estado, com informações confiáveis. Atualmente o setor trabalha com estimativas disponíveis nos órgãos e parceiros, porém com bases não confiáveis e por muitas vezes conflitantes.

Conforme o superintendente de gestão do Cipem, Ramiro Azambuja da Silva, o estudo será feito Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que utilizará de uma metodologia aprofundada na captação de dados que serão avaliados e com números precisos das atividades madeireiras do Estado.

O superintendente informou ainda que 500 das 1.680 empresas serão entrevistadas além de instituições que as regulam como Sema, Sefaz e Ibama. "Com os dados em mãos o segmento poderá contrapor o governo e demais instituições mostrando o que é o setor de base florestal em números, seu tamanho e capacidade de produção, dentre outros fatores que, não apurados contribuem para a carência de políticas voltadas ao setor", explicou.

As quatro primeiras entrevistas-piloto aconteceram em Cuiabá e as atividades de campo começaram efetivamente em Sinop. São quatro equipes coordenadas pelo Imea que vão a campo durante 30 dias, em todas as bases sindicais. Cada equipe é composta por dois pesquisadores identificados com colete do Cipem e Imea.

"Será a consolidação dos dados econômicos do setor de base florestal de Mato Grosso e vai representar o fortalecimento da área técnica do Cipem para mostrar a potencialidade da participação econômica e social do setor no Estado. Tudo isso vai permitir que a diretoria possa ter mais força de argumentação na busca de soluções para o setor", conclui Azambuja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aeroportos de Alta Floresta e Rondonópolis têm aumento no transporte de cargas

O último levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil...

Empresas de Sorriso admitem mais de 130 novos funcionários e alguns para início imediato

As empresas sediadas na capital do agronegócio estão contratando...
PUBLICIDADE