A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Educação Profissional, realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que a maioria da população brasileira (76%) já mudou de emprego pelo menos uma vez na vida. Desses, 49% já tiveram de dois a cinco empregos, 18% de cinco a dez empregos e 9% dizem ter tido mais de dez empregos ao longo da vida. Em contrapartida, 16% dos entrevistados nunca trocaram de emprego, outros 6% nunca trabalharam e 2% são estudantes.
A permanência no mesmo emprego ao longo de toda a vida é maior entre os entrevistados com menor grau de instrução (até 4ª série do ensino fundamental): 21%. No entanto, esse grupo de entrevistados também apresenta o maior percentual dos que já tiveram mais de 10 empregos. Para os entrevistados com educação superior, o percentual de permanência em apenas um emprego ao longo da vida cai para 13% e o dos que tiveram mais de 10 empregos cai para 6%. Quanto maior o grau de instrução, maior o percentual de respondentes na faixa de dois a cinco empregos ao longo da vida.
O IBOPE Inteligência realizou 2002 entrevistas, em 143 municípios entre 8 e 11 de março de 2013, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.