O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, até final do mês, o resultado do censo populacional. Uma parcial do instituto aponta que, em Lucas do Rio Verde, aponta que já foram contabilizados 29 mil habitantes. Recenseadores ainda estão fazendo uma revisão em todas as residências em que não foram encontrados os proprietários.
A estimativa, segundo a assessoria, é que ultrapasse os 30 habitantes e o município seja enquadrado em outro grupo, resultando em repasse maior do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Na estimativa de 2006, Lucas apareceu com 28.646 moradores, com um aumento de 5% em relação a população de 2005.
O FPM é composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para municípios com até 10.188 habitantes, e, o máximo é 4,0 para aqueles acima 156 mil. Atualmente, Lucas do Rio Verde tem coeficiente de 1,4.
Uma comissão, com representantes de órgãos públicos e entidades, acompanha os trabalhos.