Cinco dos 17 analistas ambientais aprovados no último concurso do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), já chegaram na Regional em Sinop na última sexta-feira. A vinda de mais servidores poderá agilizar na liberação de alguns processos que ficam parados no órgão, devido a deficiência no número de funcionários.
O chefe da gerência, José Geraldo Araújo, explica que os outros concursados devem chegar em Sinop até o início de novembro. As unidades de Alta Floresta e Guarantã do Norte também receberão novos analistas. Serão 03 para Alta Floresta e 04 para Guarantã.
Outra medida tomada pelo órgão foi a mudança no horário de atendimento ao público. A gerência que iniciava o atendimento às 07 horas e seguia até ao meio-dia, passará a abrir às 08 horas. Araújo explica que o acesso de pessoas das 07 às 08 horas era muito pequeno, e que essa hora pode ser mais aproveitada internamente.
“Vamos dar mais agilidade nas questões internas, aos processos que precisam ser analisados, para estar atendendo melhor os clientes”, ressaltou.
O sistema operacional do órgão que estava desativado desde a última segunda-feira, também foi normalizado na sexta-feira. Durante a semana muitas empresas não conseguiram a liberação de ATPFs (Autorização para Transporte de Produtos Florestais), paralisando novamente os trabalhos no setor.
A falta de procuradores no Ibama Sinop é outro grande problema. Eles são fundamentais para analisar e despachar planos de manejo sustentável – indispensáveis para madeireiras extraírem matéria prima. Por falta de liberação dos planos, muitas madeireiras estão com produção comprometida.