Lojas de roupas, calçados, perfumes e brinquedos poderão atender até às 20h, a partir da próxima segunda-feira até dia 22, proporcionando um "tempo extra" para quem trabalha durante o dia fazer as compras de natal. A Associação Comercial e Empresarial (ACES) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) propuseram que, no dia 23, o expediente seja até às 12h. Já na véspera de Natal, até às 18h.
O empresário não é obrigado a seguir a proposta de atendimento, ficando a critério de cada um, de acordo com as suas necessidades. O mesmo também deve ficar atento aos direitos trabalhistas de seus funcionários que farão horas extras. Os ramos que mais devem realizar vendas são os de confecções, calçados, perfumarias, joias, móveis e eletrodomésticos. O horário foi estipulado justamente para aquela pessoa que trabalha até mais tarde e normalmente não teria tempo para realizar as compras, facilitando para o consumidor e o comerciante.
Conforme Só Notícias já informou, a CDL estima em 17% o aumento nas vendas do comércio nesta época. "Antes as pessoas faziam compras na capital ou até em outras cidades. Atualmente o consumo é dentro da própria cidade", disse o presidente da CDL, Cláudio Antônio Drusina. "Com o preço da soja e milho estável, a tendência é um aumento 15% nas vendas em 2013", emendou. "A geração de emprego também aumentou. Foram cerca de cem vagas disponibilizadas. Com a chegada de dezembro é natural este aumento, devido as vagas temporárias disponíveis no comércio", completou.