O atendimento no comércio em horário especial termina neste domingo. Neste domingo, as lojas de roupas, calçados, presentes, perfumes, eletroeletrônicos, móveis, devem abrir até às 12h e na segunda-feira (24) retornam ao horário normal. Em algumas empresas, a expectativa de vendas não foi atingida e está abaixo do esperado, em relação ao mesmo período do ano passado.
É o caso do empresário, Juarez Marcos Correa, que atua há 8 anos no comércio local. "Tivemos somente 4 dias de muito movimento durante o horário especial do comércio. A população visita a loja, no entanto, não consome. Tive uma queda de 40% no volume total, comparado ao ano passado", explicou ao Só Notícias. "Acredito que os consumidores estejam mais controlados", finalizou.
Para uma das representantes de loja de confecção, Rosimeire Sobreiro, que atua no ramo há 10 anos, as vendas diminuíram em torno de 10% a 15%, em relação ao Natal de 2011. "O movimento nas ruas, este ano, está maior, porém dentro da loja está mais fraco", analisou.
Mas há empresas que estão vendendo mais. Felix Rinaldo Aranda, de uma rede de lojas de confeções e calçados, a estimativa para as vendas, neste período que antecede ao Natal, é de até 10%. "Pelo levantamento das lojas do grupo verificamos aumento em relação ao ano passado. Além de ser provável que as vendas continuem aquecidas até o próximo dia 31", disse, ao Só Notícias.
De acordo com o economista Feliciano Azuaga, a diminuição no volume de vendas do comércio em 2012 já era esperada. "A redução é no país inteiro, é só verificar a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que ficou em 1%, e o comércio que não cresceu esse ano. Podemos citar também, o aumento na inadimplência e a dificuldade de acesso ao crédito, que ocorreu esse ano. Portanto o consumidor deixa de comprar e usa o 13% para sair das dívidas", explicou.
Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop, cerca de 80% do comércio na área central aderiu ao horário especial, e a expectativa é de que as vendas tenham aumentado de 10% a 15%, em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme a CDL, os lojistas estão otimistas com as vendas até o dia 24, que deve ser um dos melhores períodos do comércio.