Parte do comércio varejista atenderá, a partir de hoje, em horário especial neste mês para que os consumidores tenham um tempo a mais para comprar presentes de natal. É facultativo para as empresas do setor de confecções, calçados, brinquedos, perfumarias e demais o cumprimento do horário especial, até o dia 31 de dezembro, podendo atender até às 21h de segunda a sábado, e das 7h às 12h aos domingos.
Conforme o presidente da CDL de Nova Mutum, Rodrigo Rigoni, as vendas neste período devem aumentar de 10 a 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
As vagas para empregos temporários (vendedores, entregadores, auxiliares) também devem aumentar. A estimativa é de 11% a mais que em dezembro de 2010. A Acenm/CDL já se programa para atender as empresas no preenchimento das vagas demandadas.
A entidade também recomenda aos empresários que atentem para as questões trabalhistas ligadas ao horário estendido. Com jornada semanal de 44 horas, os trabalhadores do comércio podem fazer no máximo duas horas extras por dia, salvo previsão em acordo/convenção coletiva. A criação de escalas de trabalho é uma das opções mais adotadas pelas empresas.