PUBLICIDADE

Grupos de investidores fazem proposta para privatização de aeroporto de MT; leilão é nesta 6ª

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/assessoria)

O leilão dos três blocos de aeroportos atraiu a atenção dos investidores, que tinham até ontem para entregar as propostas na sede da B3, em São Paulo. De acordo com a versão on line do jornal Estado de São Paulo, grupos de capital como CCR, Socicam, a francesa ADP e a espanhola AENA apresentaram suas propostas na bolsa. Além destas, outros investidores, como Vinci, Pátria e Avialliance mostraram interesse em apresentar proposta formal.

A abertura dos envelopes com as propostas comerciais, marcada para a sexta-feira (15), gera expectativa em Mato Grosso porque os terminais de Várzea Grande/Cuiabá, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis fazem parte do bloco Centro-Oeste e os usuários esperam por investimentos.

Conforme Só Notícias já informou, o bloco mato-grossense é considerado menos atraentes  se considerado com os aeroportos do Nordeste, preferidos dos investidores que estão de olho nas rotas para a Europa e já conhecem o grande fluxo de turismo na região.

Apesar de a procura pelos mato-grossenses ser menor, fontes ouvidas pelo Estadão, acreditam que eles não ficarão sem lance e que deverão, de fato, ser privatizados. O que pesa em favor é a forte atuação do agronegócio na região, o que historicamente, pelo menos no aeroporto de Sinop, segura a movimentação.

O bloco do Sudeste, que inclui os aeroportos de Vitória (ES) e de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, também não desperta tanto interesse. Da mesma forma que os terminais de Mato Grosso, o potencial econômico das cidades, no caso o petróleo, é o principal atrativo para os investidores.

A expectativa é que a privatização dos 12 aeroportos, que respondem por 9,5% da movimentação nacional, deve render no mínimo R$ 218 milhões de outorga para o Governo Federal e gerar um investimento de R$ 1,47 bilhão na melhoria da infraestrutura dos terminais nos primeiros cinco anos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal mantém suspensa taxa de segurança cobrada de empresas em Mato Grosso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso reafirmou, em...

Motorista é condenado a pagar indenização por acidente com morte de empresário em Sinop

O juiz Mário Augusto Machado condenou o motorista envolvido...

Sorriso: preso motorista que dirigia carro de luxo e ingeria bebida alcoólica

Policiais militares detiveram o homem, de 27 anos, acusado...
PUBLICIDADE