A prefeita Rosana Martinelli (PR) reuniu-se, ontem, com diretores da Rede Marista e recebeu confirmação que Sinop será a primeira em Mato Grosso onde será construída uma escola em até, 12 meses, a contar da definição do espaço onde estará localizada. Será a 27ª unidade escolar sob coordenação da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. A maior parte das unidades de ensino, entre pagas e sociais, localiza-se no Rio Grande do Sul. A prefeita e o vice prefeito, Gilson de Oliveira, apresentaram aos dirigentes um panorama sobre a cidade e os pontos passíveis de investimento.
Durante o encontro, representantes da rede apresentaram a proposta de trabalho, discutiram aspectos do projeto e dialogaram sobre os estudos que vêm sendo realizados. Um destes versa sobre a definição de uma área para abrigar o investimento. Nos planos de expansão consta a implementação de uma escola para atendimento dos três níveis da Educação Básica, isto é, Educação Infantil, ensinos Fundamental e Médio. A ativação será gradativa.
Marista compreende uma ordem religiosa da Igreja Católica voltada à educação, saúde, evangelização e solidariedade, atuando com crianças, jovens e adultos de diferentes idades e em projetos distintos – sejam eles escolas, centros sociais, institutos, hospitais, entre outros. Inseridos à ordem religiosa estão os Irmãos Maristas, homens consagrados à vida religiosa e responsáveis pelas ações. A obra Marista tem como pilar os ensinamentos de seu fundador, São Marcelino Champagnat.
No Brasil, os Maristas organizam-se em três denominadas unidades administrativas: a Rede Marista, à qual a unidade de Sinop fará parte, atua sobre o Rio Grande do Sul, Brasília, o Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, sendo estes últimos da porção Amazônica; a Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista), tem suas obras na região Centro-Sul Brasileira e, ainda, a Província Marista Brasil Centro-Norte, nesta porção do país. A informação é da assessoria.