PUBLICIDADE

Grupo confirma novas hidrelétricas para o Nortão

PUBLICIDADE

Depois de inaugurar unidades em Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis e Paranatinga, o grupo Atiaia Energia projeta a instalação de novas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Nortão do Mato Grosso. Ainda não há definição de quais cidades serão beneficiadas, mas estarão entre as 15 usinas, com capacidade e 300 MW, projetadas para serem construídas nos próximos anos, com investimentos de R$ 2,2 bilhões.

Além de aumentar a oferta de energia, as PCHs proporcionam uma maior estabilidade e segurança no abastecimento das respectivas regiões. As usinas em Campo Novo e Paranatinga, por exemplo, geram energia limpa e evitam o consumo de 18 milhões de litros de óleo diesel por ano, equivalente à emissão de aproximadamente 42 mil toneladas/ano de dióxido de carbono na atmosfera, informou a assessoria.

A empresa também foi pioneira no Centro-Oeste e a segunda empresa no Brasil a adotar o Sistema de Transposição de Peixes (STP), com a PCH Canoa Quebrada, em Lucas do Rio Verde, construída com o objetivo de possibilitar a migração dos peixes na época da piracema. “Resolvemos optar pelo STP espontaneamente e hoje, além da Canoa Quebrada, a PCH Paranatinga 2 também dispõe do sistema”, informou o presidente José Roberto Faro.

A pequena hidrelétrica foi inaugurada ano passado. Foram investidos na obra mais de R$ 90 milhões. A oferta de energia é de 28 megawatts de potência. São três turbinas em operação e a barragem tem 820 metros de comprimento por 34 metros de altura. Foram construídas duas comportas de controle do excedente de água não utilizada nas turbinas. A vazão variável de água pode atingir, quando estiver operando com capacidade máxima, entre 100 e 150 metros cúbicos por segundo. O reservatório ocupa uma área de 1.050 hectares.

A Atiaia Energia pertence ao grupo Cornélio Brennand, que também atua em outros segmentos no país, há 90 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE