O governador Blairo Maggi recebeu, hoje de manhã, representantes do Comitê de Agroenergia Americano de Illinois, dos Estados Unidos. O grupo, formado por cerca de 15 diretores de Associações de Produtores de Milho dos estados de Illinois, Nebraska e Ohio, está há três dias no Brasil promovendo intercâmbio e conhecendo as potencialidades do país com relação a produção do etanol, biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar.
À tarde, os representantes do Comitê seguem para Rondonópolis, onde conhecem as instalações da Fundação Mato Grosso a fim de verificar os trabalhos de pesquisas desenvolvidas pela entidade. O grupo visitará também usinas de álcool, plantações de cana-de-açúcar e lavouras de soja em Campo Novo do Parecis (396km a Noroeste da Capital).
O produtor americano Eric Rund revelou com entusiasmo que as primeiras visitas já demonstram as potencialidades do país e como o mercado brasileiro está atuante. Nos primeiros dias, eles verificaram o transporte e escoamento da produção nacional por meio do Porto de Santos, além da produção do etanol em Belém (PA) e Piracicaba (SP). Depois de Mato Grosso, o grupo segue para Manaus e Brasília.
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, que junto ao governador recepcionou os visitantes, considerou a visita do grupo como importante para o setor de tecnologia de Mato Grosso, principalmente no intercâmbio que o Governo do Estado está trabalhando para promover entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com a universidade de Illinóis.
Daltro disse ainda que a vinda do Comitê ao Estado deve fortalecer mais a produção do biocumbustível. Com a visita, o grupo toma conhecimento da “logística de transporte de produção e a tecnologia aplicada no Estado, na produção da matéria-prima e na industrialização”, lembrou o secretário.
A iniciativa da visita ao governador, como contou Rund, é resultado da palestra que Maggi apresentou durante viagem, em abril do passado, na Universidade de Illinois, oportunidade em que o Chefe do Executivo participou como convidado de eventos promovidos pela ONU em Nova York na área ambiental.