Mais duas agências bancárias serão fechadas hoje, em Sinop, pelo movimento grevista deflagrado ontem, por bancários de todo o país. De acordo com o representante do Sindicato dos Bancários do Mato Grosso em Sinop, Marcos Antônio Saltarelli, a mobilização se concentrará nos bancos Unibanco e HSBC.
Ontem a agência Itaú ficou o dia inteiro fechada. Bancários se concentraram em frente ao banco e não deixaram clientes passar. O Bradesco chegou a ficar por cerca de meia hora fechado, sendo liberado após a concessão de uma liminar proibindo que os profissionais impedissem o acesso de clientes na agência.
Segundo Saltarelli, a partir de segunda-feira o movimento pode ganhar mais força com a possível paralisação do Banco do Brasil. “Eles estão aguardando uma proposta interna sobre o aumento, que deve sair hoje”, destacou. A categoria cobra reajuste salarial de 7,5%, participação nos lucros, entre outras melhorias.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu a proposta de 2,85%, mas não foi aceita. Confira outras reivindicações:
– ampliação no horário de atendimento das 09 às 17 horas, com a criação de dois turnos de trabalho e a contratação de mais funcionários;
– melhores condições e trabalho e saúde aos bancários que estão entre os trabalhadores com maiores problemas de saúde, como a LER/DORT (lesões nas mãoes, braços)
– melhorias na segurança, com respeito às normas e aos planos de segurança em todas as agências. Além da obrigatoriedade das portas de segurança e vigilantes em número adequado;