O governo estadual anunciou, hoje, que o valor do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será menor em 2010 ( ano das eleições e o último do governo Blario). A previsão é que a redução seja de 12%, em média. Para carros populares, a queda pode chegar a 14%. Atualmente, o imposto cobrado em Mato Grosso está entre os mais caros do Brasil.
A justificativa é que a queda do valor do imposto será influenciada pela redução do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) para carros novos e que derrubou o preço dos veículos usados. A medida, adotada pelo Governo Federal para minimizar os efeitos da crise econômica, ainda vigorava em setembro deste ano.
"O IPVA é calculado sobre o valor médio de mercado dos veículos em setembro de cada ano, de acordo com levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)", informa a assessoria da Secretaria de Fazenda
A Fipe deve divulgar o valor venal dos veículos entre o final de outubro e o começo de novembro. "A Fundação já informou que mantém uma projeção de queda de 12%. Por essa previsão, quem pagou R$ 1.000 em 2009, por exemplo, no IPVA 2010 vai pagar cerca de R$ 880", ressalta o secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes.
O calendário de pagamento do imposto para o exercício de 2010 será divulgado nas próximas semanas pela Gerência de Informações do IPVA (GIPVA), da Superintendência de Informações Sobre Outras Receitas (Sior) da Sefaz.
Em Mato Grosso, as alíquotas do imposto variam de 1%, para ônibus, microônibus, caminhão e moto, por exemplo, a 4%, para veículos de competição.