De janeiro a novembro de 2020, Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT liberou em concessão de crédito para o trade de turismo em Mato Grosso o valor de R$ 4,2 milhões. Os municípios de maior destaque foram Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop.
O Fungetur (Fundo Geral do Turismo) é uma linha de crédito, repasse do Ministério do Turismo, voltada para micro e pequenos empresários que atuam no setor turístico, como hotelaria, gastronomia, eventos, serviços, receptivos, transporte que possuem registro no Cadastur (Cadastro os prestadores de serviço do turismo)
Atualmente, os empresários estão optando pelo capital de giro, uma das modalidades mais procuradas este ano. A linha do turismo disponibiliza crédito até R$ 1 milhão para projetos de investimentos, obra civil, máquinas, equipamentos e aquisição de bens e também empréstimos para capital de giro até o limite de R$ 100 mil reais.
Para o presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, a preocupação do Governo do Estado com o segmento do turismo é demostrada no programa Mais Mato Grosso, com previsão de grandes investimentos para a retomada do setor. “Com a construção das orlas turísticas em Cáceres, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, a Desenvolve MT se faz presente, com suas linhas de créditos aos empreendedores fomentando as regiões’’.
Dentre os beneficiados, José Rocha Júnior,48, está no mercado de turismo receptivo há quinze anos. Proprietário de uma agência de viagens, no município de Tangará da Serra, sentiu na pele os impactos da pandemia do coronavirus. “A queda na procura por pacotes de viagens impactou diretamente o faturamento da empresa. Ficamos praticamente três meses sem vendas. Tivemos que reduzir despesas, adequar à nova realidade”, conta Júnior.
A empresa dele foi um dos beneficiários da linha de crédito Fungetur Giro. “O crédito foi muito importante para dar um folego, reforçar o caixa e seguir em frente com a cabeça erguida’’.
Ele conta ainda que está otimista, uma vez que a demanda do setor existe, e nos últimos dois meses o faturamento da agência de viagens já aumentou em 60%.