PUBLICIDADE

Governo irá diagnosticar potenciais de cada região de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O governo, com o apoio da Unemat, vai começar, este ano, a diagnosticar as potencialidades e necessidades socioeconômicas das quatro regiões de Mato Grosso. Os resultados vão embasar a criação do ‘Plano Estadual de Desenvolvimento Regional’, que será criado pelo governador Pedro Taques com o propósito de adotar políticas públicas que atendam as potencialidades de cada região.

Durante a 1ª Reunião do Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas Públicas, realizado hoje, no Palácio Paiaguás, o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Chumbinho, anunciou ao governador em exercício Carlos Fávaro que o governo federal vai destinar R$ 500 mil para dar início aos estudos de identificação de potencialidades regionais.

A região Oeste será a primeira a passar pelo levantamento. Nesta semana, durante três dias, uma comitiva formada por representantes do Legislativo, Executivo e do governo federal percorreu seis dos 14 municípios da região. O grupo identificou que pecuária leiteira, hortifrutigranjeira, moveleira e abate de frango são algumas das ações possíveis para a área. “Sem contar também que os municípios dessa região tem alto potencial turístico”, comentou o secretário do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, que lidera os trabalhos para a criação do Plano.

Ainda segundo Moura, o diagnóstico vai identificar não só as necessidades das grandes empresas, mas também do pequeno empreendedor e produtor rural. Para Alexandre Chumbinho, um dos assuntos que precisam ser discutidos é a migração do jovem da zona rural. “O que mantém o jovem no campo não é o trabalho, mas sim a renda. Se forem trabalhadas ações que diversifiquem a agricultura familiar e façam que o jovem tenha emprego, certamente a região se desenvolve”.

A assinatura da parceria entre o governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional será no próximo mês. “Oficializaremos essa parceria entre os dias 18 e 19 de março, quando serão executadas ações em Vila Bela da Santíssima Trindade em comemoração ao aniversário da primeira capital de Mato Grosso”, adiantou Carlos Fávaro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sinop ofertam mais de 460 vagas de empregos

Empresas e indústrias sinopenses buscaram auxílio do SINE e...

Empresas de Colíder contratam 32 profissionais com salários até R$ 3,3 mil

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 32 novas vagas...

Prazo para aderir ao programa de quitação de dívidas tributárias termina esta semana

Interessados em participar do Programa Litígio Zero têm até...
PUBLICIDADE