O governo, com o apoio da Unemat, vai começar, este ano, a diagnosticar as potencialidades e necessidades socioeconômicas das quatro regiões de Mato Grosso. Os resultados vão embasar a criação do ‘Plano Estadual de Desenvolvimento Regional’, que será criado pelo governador Pedro Taques com o propósito de adotar políticas públicas que atendam as potencialidades de cada região.
Durante a 1ª Reunião do Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas Públicas, realizado hoje, no Palácio Paiaguás, o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Chumbinho, anunciou ao governador em exercício Carlos Fávaro que o governo federal vai destinar R$ 500 mil para dar início aos estudos de identificação de potencialidades regionais.
A região Oeste será a primeira a passar pelo levantamento. Nesta semana, durante três dias, uma comitiva formada por representantes do Legislativo, Executivo e do governo federal percorreu seis dos 14 municípios da região. O grupo identificou que pecuária leiteira, hortifrutigranjeira, moveleira e abate de frango são algumas das ações possíveis para a área. “Sem contar também que os municípios dessa região tem alto potencial turístico”, comentou o secretário do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, que lidera os trabalhos para a criação do Plano.
Ainda segundo Moura, o diagnóstico vai identificar não só as necessidades das grandes empresas, mas também do pequeno empreendedor e produtor rural. Para Alexandre Chumbinho, um dos assuntos que precisam ser discutidos é a migração do jovem da zona rural. “O que mantém o jovem no campo não é o trabalho, mas sim a renda. Se forem trabalhadas ações que diversifiquem a agricultura familiar e façam que o jovem tenha emprego, certamente a região se desenvolve”.
A assinatura da parceria entre o governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional será no próximo mês. “Oficializaremos essa parceria entre os dias 18 e 19 de março, quando serão executadas ações em Vila Bela da Santíssima Trindade em comemoração ao aniversário da primeira capital de Mato Grosso”, adiantou Carlos Fávaro.