No auge dos seus 293 anos, Cuiabá remonta sua trajetória relembrando as pepitas de ouro de outrora até os arranha-céus que atualmente dominam a Cidade Verde. Local de sol irradiante, onde converge a pujança do agronegócio e que se reinventa em suas inúmeras obras de engenharia e no multiculturalismo de seu povo. A cidade, Capital de um dos Estados de maior crescimento econômico do país, avança a passos largos para sua consolidação como metrópole e como palco dos jogos da Copa de 2014.
O Governo do Estado tem contribuído maciçamente neste acelerado processo de desenvolvimento, o qual abrange principalmente a população cuiabana. No que tange às ações de geração de emprego e renda, por exemplo, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) ofertou, só nos últimos dois anos, quase três mil vagas em cursos de qualificação para o município de Cuiabá.
Em parceria com a Secretaria Extraordinária para a Copa de 2014 (Secopa), a Setas lançou no ano passado o projeto Copa em Ação, uma ação criada para garantir a capacitação dos trabalhadores, o incentivo ao microempreendedorismo individual e o fortalecimento do Sistema Público de Emprego (Sine-MT).
O projeto envolve Cuiabá e outras 16 cidades do Estado. Pelo programa, pessoas como Valterlania Torres dos Santos acredita que será possível reescrever sua história. "Já fiz o curso de recepcionista e agora faço o de espanhol. Desde então, estou conseguindo cada vez mais espaço no mercado de trabalho e posso afirmar o quanto o Copa em Ação fez e está fazendo diferença em minha vida", afirmou Vartelania.
O garçom Acir Monteiro trabalha no ramo há mais de 20 anos. Contudo, ele nunca havia feito um curso na área e agora teve a oportunidade de se qualificar. "Mesmo com tanto anos atuando na área, o curso de garçom foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida, pois estou aprendendo coisas novas. Acredito que isto será fundamental para que as empresas me vejam com outra perspectiva", disse Acir.
Além do Copa em Ação, o Governo do Estado disponibilizou no ano passado uma edição do Projeto Parceria Rural Agricultura e uma do Projeto Parceria Rural Pecuária. Na ocasião, os cuiabanos puderam participar do curso de Operador de Máquinas Agrícolas e do curso de Vaqueiro.
"Em mais um aniversário de Cuiabá, o Governo do Estado se mostra confiante nas perspectivas econômicas de nossa Capital. Para tanto, estamos investindo em ações que proporcionem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e propiciem à inclusão no mundo do trabalho", disse a primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa.
GERAÇÃO DE RENDA E SUSTENTABILIDADE
Além da qualificação, o Governo tem desenvolvido ações de responsabilidade social, voltadas para a preservação ambiental e o estímulo à geração de renda. O Projeto Vale Luz é prova disso, já que resulta da troca de garrafas plásticas em geral ou latas de alumínio por cupons para abatimento na conta de energia elétrica ou por alimentos na rede de Supermercados Modelo.
Pelo Projeto é possível também trocar óleo de cozinha usado por produtos Maxvinil, o que abrange ainda mais as ações do Vale Luz e a preocupação com o meio ambiente. O óleo é encaminhado para a Preformax transformá-lo novamente em tinta. Já o material plástico passa pelo processo de reciclagem na Bioterra e se transforma novamente em embalagens plásticas para serem reutilizadas.
O Vale Luz já ganhou destaque nacional como iniciativa governamental de sustentabilidade. Agora o projeto pretende intensificar as ações de sensibilização da sociedade sobre a importância preservação ambiental. As escolas são o público prioritário para realização de palestras e entrega de material educativo exatamente pela influência da criança no comportamento dos adultos.
"Nos últimos dois anos, o Vale Luz evitou que mais de 80 toneladas de lixo e 1,5 millitros de óleo poluíssem a natureza. O projeto recebe cada vez mais o apoio da população e se consolida como uma iniciativa que alia sustentabilidade e geração de renda", afirmou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Jean Estevan de Oliveira.