A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) paga, amanhã, os salários de todos os servidores públicos estaduais. Neste mês, os salários do Poder Executivo fecharam em R$ 605,3 milhões. Os valores estarão disponíveis nas contas bancárias dos servidores até o final do dia.
Desde que os efeitos da crise econômica começaram a refletir de forma mais intensa em Mato Grosso, a prioridade do governo do Estado tem sido assegurar o pagamento da folha em dia, tendo em vista que em dezenas de estados brasileiros os salários do funcionalismo público estão sendo pagos por faixa salarial ou parcelados.
Ainda neste cenário, dos 27 estados, 25 não terão condições de pagar o Reajuste Geral Anual (RGA) por conta da crise nacional. Sob pena de atrasar a folha de pagamento, Mato Grosso não pôde conceder integralmente o RGA de 11,28%, no entanto, apresentou a proposta de pagar 6%, divididos em três parcelas iguais, e quitar o restante (5,28%) quando o gasto com a folha de pagamento for inferior a 49%, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O projeto tramita na Assembleia Legislativa.